Investigação Apreciativa

Investigação Apreciativa - Facilitação Gráfica: Max Ribeiro

A metodologia Investigação Apreciativa foi desenvolvida pelo Dr. David Coperrider em estudo do comportamento organizacional na Case Wester Reserve University, Cleveland (E.U.A) em meados da década de 1980.

Trata-se de uma abordagem inovadora que desafia o modelo tradicional voltado para a resolução dos problemas e propõe o gerenciamento de mudanças através da busca do que há de melhor, do que “da vida” a um sistema quando ele esta em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos.

É uma abordagem para a mudança, busca o melhor das pessoas, suas organizações e no mundo ao redor delas. Catalisa as novas formas de  pensar sobre metas, estratégias e resultados.

Reúne as reflexões do gruo, criando assim uma visão compartilhada com poder de mobilização social através da comunicação dos indivíduos, do diálogo e do relacionamento entre as pessoas. É um método que possibilita a construção coletiva de sonhos, e impulsiona para ações em busca de um ideal comum.

Esta metodologia vem sendo aplicada com sucesso no planejamento estratégico de  organizações, como a Nutrimentol Foods e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema FIEP.


 Facilitação Gráfica: Max Ribeiro
Na Investigação Apreciativa o foco não é o problema, mas a construção de um futuro desejado com base nas forças existentes. A organização deixa se ser percebida como um problema a ser resolvido e passa a ser a própria solução, como um mistério a ser desvendado.
A Investigação Apreciativa foi desenvolvida pelo Dr. David L. Cooperrider, Professor da Universidade Case Western Reserve University (Case) em Cleveland, Ohio – EUA, onde é chefe do Departamento de Comportamento Organizacional, considerado o melhor do mundo em pesquisas publicadas no Financial Times em 2003 e 2004. Dr. David desenvolveu estudos para otimizar o potencial das pessoas, permitindo que, através da descoberta das experiências positivas, as mesmas criem seus sonhos para, em seguida, definir e implantar uma visão de futuro.
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro
Esta metodologia busca obter resultados através de intervenções que são inclusivas, participativas e celebram as melhores contribuições das pessoas e das suas práticas.  Sendo assim, Investigação Apreciativa é uma busca em colaboração para identificar e entender as fortalezas dos sistemas sociais, seu potencial, as melhores oportunidades e as esperanças de futuro das pessoas, para utilizar toda a força do sistema na construção de um futuro desejado por todos.
Esta metodologia consiste em quatro etapas, o chamado ciclo dos “4-Ds” que, em inglês, quer dizer:
Discovery (descoberta), 
Dream (sonho),
Design (planejamento); 
Destiny (destino).









A metodologia funciona pautada pelo seu ciclo, no centro esta o tópico afirmativo que norteará a sua aplicação.



Investigação Apreciativa, Ciclo 4Ds - Facilitação Gráfica: Max Ribeiro

Descoberta: Na fase da descoberta, a metodologia da Investigação ajuda a Organização a refletir sobre seus momentos de glória, de total sucesso e eficácia organizacional. É nesta fase que o sistema descobre todas as forças que possui e torna-se preparado para criar uma visão de futuro desafiadora e estimulante para todos.

Sonho: É nesta fase que a Organização cria uma visão de futuro compartilhado. Com todas as emoções positivas, experiências e conhecimentos presentes, as pessoas se sentem preparadas e confiantes para construírem juntas o seu futuro.

Planejamento: Nesta fase os participantes / parceiros sistematizam a visão compartilhada através da construção de planos de ação. Trata-se da transformação dos sonhos em projetos concretos de trabalho.

Destino: Nesta fase o grupo reflete sobre a melhor estrutura organizacional para o alcance da visão. A pergunta central desta fase é: como devemos organizar os nossos trabalhos para que a trajetória em direção à visão seja bem sucedida?

Princípios da Investigação Apreciativa

  • Princípio Construcionista: “ As palavras criam mundos”
  • Princípios da Simultaneidade: “ O questionamento gera mudanças”
  • Princípio Poético: “Nós escolhemos aquilo que estudamos, somos um livro aberto.”
  • Principio Antecipatório: “A imagem inspira a ação”
  • Princípio Positivo: “ Perguntas positivas levam a mudanças positivas”

 Princípios do Diálogo Apreciativo

  • O diálogo apreciativo é um caminho para a oportunidade e esperança.
  • Ter a consciência de que cada momento da nossa vida nos oferece infinitas  oportunidades, das quais, a maioria, não  identificamos;
  • Escutar sua intuição quando você estiver diante da história de outra pessoa;
  • Permitir que o outro vivencie momentos de aprendizagem;
  • Reconhecer o sucesso no outro;
  • Criar um ambiente que promova a valorização das pessoas;
  • Suspender julgamentos e permitir que a valorização do outro, através de uma escuta apreciativa, permeie as histórias das pessoas;
  • Reconhecer que a contribuição de cada pessoa é importante para a construção de um futuro bem sucedido
  • O diálogo apreciativo serve de guia para orientar as pessoas, seus valores e pensamentos sobre a importância da valorização das diferenças;
  • Compartilhar exemplos de ações que foram bem sucedidas
  • Orgulho, esperança e alegria:
  • Destacar os momentos quando as pessoas se sentiram orgulhosas da sua contribuição no mundo, todos os aspectos que foram valorizados e reconhecidos no passado;
  • Libertar a capacidade pessoal e do outro de sonhar.

10 comentários:

  1. Sou fã da investigação apreciativa e costumo usá-la quando conduzo trabalhos em grupo. Com a facilitação gráfica fica ainda mais fácil de entender e envolver. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, entre em contato para conversarmos a respeito. Abraços, Max Ribeiro.

      Excluir
  2. Parabéns pela didática e clareza. Peco licença para usar seus desenhos em um trabalho que farei
    Antecipadamente agradeço
    regina drumond

    ResponderExcluir
  3. Estava navegando por blogs com esse tema e esse foi o melhor, vou indicar para os alunos de gestão ágil de projetos, conteúdo irá nos ajudar muito

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Max. Acabei de vivenciar em minha especialização um módulo sobre investigação apreciativa. Encontrei o seu texto em minhas buscas, muito claro e didático. Te deixo um abraço. Os desenhos são seus? são muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel. Agradeço a gentileza em comentar este paper. Os desenhos são de minha autoria. Fico a disposição, abrx, Max

      Excluir
  5. Gosto muito dos seus desenhos, Max. E sou apaixonada pela IA. Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Nina Castro. Fico à disposição, abrx

    ResponderExcluir