Mestrado - Criação de Significados e a Facilitação Gráfica

PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL EM ORGANIZAÇÕES QUE INTEGRAM REDES DE VALOR 



Introdução - Facilitação Gráfica - Max Ribeiro
Orientador: Prof. Dr. Edelvino Razzolini Filho
Mestrando: Maxiliano Ribeiro


Nessa dissertação investiga-se a possibilidade do uso de uma metodologia de criação de significados a partir da utilização da linguagem visual em organizações que integram redes de valor. Primeiramente, buscou-se identificar na literatura os processos que levam as organizações a criar e gerar significados às suas informações e analisar como a linguagem visual pode contribuir para a criação e geração de significados.  

A partir desse entendimento é apresentada a facilitação gráfica, metodologia que concatena informações e mensagens visuais como forma para criar e gerar significados para as informações nas organizações. 


Universo de Pesquisa - Max Ribeiro
A pesquisa, delineada como bibliográfica, documental e pesquisa-ação, foi aplicada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná, Departamento Regional – SENAI DR, em duas áreas funcionais: SENAI Educação Profissional e Empresas. 


Durante a realização da pesquisa-ação foi proposta a linguagem visual com o intuito de analisar a possibilidade de sua utilização como elemento para a criação e geração de significados com a utilização da facilitação gráfica, sendo essa aplicada em mapas de processos do SENAI DR, que originaram painéis gráficos referentes às atividades das áreas estudadas.  


Como resultado observou-se que a utilização da linguagem visual, aliada à facilitação gráfica, pode auxiliar as organizações a criarem contextos interpretados e que de forma simples e direta possibilita a interpretação de informações. A partir desse ambiente interpretado, podem-se gerar novos entendimentos para as informações e, assim, criar novos contextos organizacionais. 

A metodologia proposta, resultado final desta dissertação, para criar e gerar significados em organizações que integram redes de valor pode ser uma ferramenta facilitadora desse processo, sendo pautada por três etapas: interpretação, seleção e retenção. É colocada em prática pela facilitação gráfica e tem como base o processo de criação de significados em organizações alinhado às características e aos elementos da linguagem visual.


     
Visão geral da dissertação - Facilitação Gráfica - Max Ribeiro


Proposta de uma metodologia de criação de significados - Facilitação Gráfica Max Ribeiro


Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro

Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro


Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro


Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro




Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro


Para visualizar a dissertação clique em: Você quer saber mais?

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho e pela forma como abordou este tema!
    Gostei muito!
    Vou replicar sua dissertação entre os colegas do ICMBio que se interessam por Facilitação Gráfica.
    Um abraço e sucesso!
    Eridiane Lopes da Silva
    Analista Ambiental
    Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eridiane. Muito gentil de sua parte.
      Abraçxo, Max Ribeiro

      Excluir
  2. Aceita dar aula na arquitetura? Que blog mais lindo, Max! Não imaginava, em uma formação tão dura quanto a administração, ter gente com tantas afinidades com os arquitetos! Parabéns pelo trabalho, estou muito bem impressionada! Andrezza Pimentel

    ResponderExcluir