Maxiliano Ribeiro – Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
short paper apresentado à Disciplina Perspectivas em Ciência da Informação – PPCGI/SA/UFPR
As redes sociais cada vez mais se tornam solução estratégica importante para
as organizações. Sua utilização integra e coordena as várias partes envolvidas nos
seus negócios e proporciona uma dimensão de comunicação abrangente e
contundente, em resposta ao cenário competitivo no qual as organizações estão
inseridas. A união entre diferentes membros e segmentos sob a forma de redes
sociais, tendo um conjunto de valores e objetivos integrados, possibilita uma maior
interatividade, extensa comunicação entre seus participantes e a ampliação da postura
estratégica das organizações, portanto o presente ensaio busca refletir sobre a
comunicação enquanto elemento estratégico de organizações em redes sociais.
A crescente ampliação de mercados e competitividade, oriundos da
globalização, impelem as organizações a lançarem mão de diferentes
posicionamentos e adotar diversas estratégias e, diante disso, as redes sociais podem
auxiliá-las a alcançarem seus clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo
concorrentes, em diversos ambientes ou contextos de interatividade. Aliado a este
cenário o ambiente da comunicação corporativa vem sofrendo transformações ao
longo dos anos, passando de uma esfera unilateral para um novo contexto de
interatividade entre todos os envolvidos nos processos organizacionais. Conduzir um
fluxo de distribuição de comunicação, estrategicamente planejada, pode favorecer as
diversas relações organizacionais e por meio de um planejamento voltado para
estratégias de comunicação, apoiados pelo uso de ferramentas da internet, podem
fortalecer, potencializar e promover a divulgação da organização dentro de suas redes
sociais.
A comunicação tem um fluxo contínuo dentro das redes sociais, elas circulam
nas mais distintas redes, sendo de empresas, de pessoas ou em redes de
computadores os quais estão posicionados como um importante aporte tecnológico
que auxiliam na propagação das redes. A esfera interativa das redes sociais permite a
comunicação no formato bilateral, proporciona a troca de dados e de informações
entre pessoas e organizações, tem como um de seus principais alicerces a utilização
da internet, na qual são facilmente encontrados diversos condutos de interatividade
que facilitam a sua organização. Ferramentas disponíveis na rede mundial de
computadores, como sites interativos, blogs, fóruns e listas de discussão, Twitter,
Facebook e Myspace, são apenas alguns exemplos de modais de redes sociais
disponíveis, que podem ser exploradas estrategicamente pelas organizações em suas
comunicações.
Entretanto alguns questionamentos devem ser abordados frente a este modelo
estratégico de comunicação. As redes sociais são realmente um diferencial para
comunicação estratégica? As ferramentas disponíveis na internet, como anteriormente
citado, são confiáveis e tem o alcance desejado? A comunicação em redes sociais é
eficaz e traz retorno para quem estabelece este modal estratégico? As redes sociais
atendem a parâmetros de qualidade? A comunicação chega ao seu destinatário final
conforme foi planejada e disponibilizada pelo emissor?
Estas questões são provocativas e não refletem o leque de dúvidas abrangente
que paira sobre o tema, revelam incertezas frente ao que foi discorrido anteriormente
evidenciando a necessidade de se ampliar as pesquisas na área de comunicação
enquanto elemento estratégico em redes sociais.
Considerando os pontos apresentados, acredito que a comunicação pode sim
ser um elemento estratégico para organizações dispostas em redes sociais, desde que
nestas sejam aferidos padrões que possibilitem um efetivo acompanhamento de seus
resultados. Outro ponto importante se refere à interatividade, sendo esta evolucionária
para a comunicação em redes sociais. Desta forma os emissores de mensagens
devem perceber que seus receptores, neste novo contexto, são também emissores de
mensagens e este pode ser um ponto estratégico de comunicação para organizações
em redes, onde o receptor de mensagens pode contribuir voluntária ou
involuntariamente na comunicação ou divulgação de uma organização. No entanto a
consolidação deste tema esta vinculada a maiores estudos, conforme mencionado
anteriormente, que apontem indicadores ou resultados que possam ser considerados
expressivos e balizadores para a tomada de decisão para estabelecer e utilizar
estratégias de comunicação em redes sociais.
As redes sociais cada vez mais se tornam solução estratégica importante para as organizações. Sua utilização integra e coordena as várias partes envolvidas nos seus negócios e proporciona uma dimensão de comunicação abrangente e contundente, em resposta ao cenário competitivo no qual as organizações estão inseridas. A união entre diferentes membros e segmentos sob a forma de redes sociais, tendo um conjunto de valores e objetivos integrados, possibilita uma maior interatividade, extensa comunicação entre seus participantes e a ampliação da postura estratégica das organizações, portanto o presente ensaio busca refletir sobre a comunicação enquanto elemento estratégico de organizações em  redes sociais.

                                             Facilitação Gráfica: Max Ribeiro                                                                   

A crescente ampliação de mercados e competitividade, oriundos da globalização, impelem as organizações a lançarem mão de diferentes posicionamentos e adotar diversas estratégias e, diante disso, as redes sociais podem auxiliá-las a alcançarem seus clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo concorrentes, em diversos ambientes ou contextos de interatividade. Aliado a este cenário o ambiente da comunicação corporativa vem sofrendo transformações ao longo dos anos, passando de uma esfera unilateral para um novo contexto de interatividade entre todos os envolvidos nos processos organizacionais. Conduzir um fluxo de distribuição de comunicação, estrategicamente planejada, pode favorecer as diversas relações organizacionais e por meio de um planejamento voltado para estratégias de comunicação, apoiados pelo uso de ferramentas da internet, podem fortalecer, potencializar e promover a divulgação da organização dentro de suas redes sociais.

A comunicação tem um fluxo contínuo dentro das redes sociais, elas circulam nas mais distintas redes, sendo de empresas, de pessoas ou em redes de computadores os quais estão posicionados como um importante aporte tecnológico que auxiliam na propagação das redes. A esfera interativa das redes sociais permite a comunicação no formato bilateral, proporciona a troca de dados e de informações entre pessoas e organizações, tem como um de seus principais alicerces a utilização da internet, na qual são facilmente encontrados diversos condutos de interatividade que facilitam a sua organização. Ferramentas disponíveis na rede mundial de computadores, como sites interativos, blogs, fóruns e listas de discussão, Twitter, Facebook e Myspace, são apenas alguns exemplos de modais de redes sociais disponíveis, que podem ser exploradas estrategicamente pelas organizações em suas comunicações.


Entretanto alguns questionamentos devem ser abordados frente a este modelo estratégico de comunicação. As redes sociais são realmente um diferencial para comunicação estratégica? As ferramentas disponíveis na internet, como anteriormente citado, são confiáveis e tem o alcance desejado? A comunicação em redes sociais é eficaz e traz retorno para quem estabelece este modal estratégico? As redes sociais atendem a parâmetros de qualidade? A comunicação chega ao seu destinatário final conforme foi planejada e disponibilizada pelo emissor? Estas questões são provocativas e não refletem o leque de dúvidas abrangente que paira sobre o tema, revelam incertezas frente ao que foi discorrido anteriormente evidenciando a necessidade de se ampliar as pesquisas na área de comunicação enquanto elemento estratégico em redes sociais.

 Considerando os pontos apresentados, acredito que a comunicação pode sim ser um elemento estratégico para organizações dispostas em redes sociais, desde que nestas sejam aferidos padrões que possibilitem um efetivo acompanhamento de seus resultados. Outro ponto importante se refere à interatividade, sendo esta evolucionária para a comunicação em redes sociais. Desta forma os emissores de mensagens devem perceber que seus receptores, neste novo contexto, são também emissores de mensagens e este pode ser um ponto estratégico de comunicação para organizações em redes, onde o receptor de mensagens pode contribuir voluntária ou involuntariamente na comunicação ou divulgação de uma organização. No entanto a consolidação deste tema esta vinculada a maiores estudos, conforme mencionado anteriormente, que apontem indicadores ou resultados que possam ser considerados expressivos e balizadores para a tomada de decisão para estabelecer e utilizar estratégias de comunicação em redes sociais.