CPA CANVAS
Leide Albergoni – Procuradora Institucional da Universidade
Positivo
No processo de avaliação externa, as comissões possuem um
tempo curtíssimo para examinar uma montanha de documentos e evidências que,
fazendo as contas por baixo, ultrapassam as 1000 páginas. Embora os
instrumentos de avaliação de 2017 deixem bem claro os elementos que devem ser
apresentados para cada conceito dos indicadores, a terminologia utilizada em
cada instituição para denominação dos documentos dificultam um pouco a identificação
dos atributos aditivos.
A partir da experiência em
receber comissões e fazer avaliações, comecei a pensar em estratégias de
facilitar a visualização dos elementos essenciais da avaliação para agilizar a
compreensão das comissões e tornar a tarefa de verificação in loco menos árdua.
Sendo assim, criei o CPA Canvas,
inspirada na metodologia de Facilitação Gráfica do ambiente de negócios
introduzida pelo Business Model Generation de Alexandre Ostewalder, com a
metodologia Canvas.
O objetivo é utilizar post-its com palavras-chave para
apresentar, de uma forma mais visual, os principais elementos do projeto de
autoavaliação institucional. O CPA Canvas não deve substituir o projeto
completo da instituição, mas servir como resumo deste.
CPA CANVAS |
Veja um exemplo:
CPA CANVAS |
Observem que os objetos de avaliação não estão,
necessariamente, contidos em um único instrumento, ou ainda, em todos os
instrumentos. Deve-se destacar os pontos essenciais de avaliação, mas sem se
deter em cada questão do instrumento.
Eu pensei na leitura de forma horizontal, da esquerda para a
direita. A seguir apresento alguns elementos que devem compor cada bloco:
COMPOSIÇÃO DA CPA: o objetivo é representar a forma como a
CPA é estruturada. Por exemplo: 3 representantes discentes eleito pelos pares;
3 representantes docentes indicados pelas coordenações. Também é útil apontar a
periodicidade de reuniões da comissão (reuniões mensais, semanais).
OBJETOS DE AVALIAÇÃO: são aspectos a serem avaliados, que
podem estar em vários instrumentos. Não se objetiva entrar no detalhe de cada
questão dos instrumentos, apenas listar os principais itens do projeto.
INSTRUMENTOS: listar os instrumentos de avaliação e sua
periodicidade de aplicação. Também é possível associar aos objetos de
avaliação, ou ainda, aos respondentes.
RECURSOS E TECNOLOGIAS: nesta seção o objetivo é apresentar
os sistemas e métodos de coleta e processamento dos dados, bem como divulgação
dos resultados. Pode incluir softwares utilizados para a coleta, canais de
comunicação dos resultados, entre outros.
ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA: neste bloco o
objetivo é sintetizar a forma como os resultados das avaliações externas são
utilizados na melhoria institucional e de que forma estão articulados com os
instrumentos de avaliação interna.
ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO: apontar as estratégias que a
instituição utiliza para convidar discentes, docentes e técnicos
administrativos a participarem do processo de avaliação e estimular o
engajamento crescente.
DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS: sintetizar as
estratégias que a instituição utiliza para divulgar os resultados a comunidade
interna e externa e demonstrar as melhorias implementadas a partir das
avaliações institucionais.
AÇÕES DECORRENTES DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES: o objetivo
é detalhar o processo de análise dos resultados e o planejamento de ações para
melhoria institucional. Trata-se do método de trabalho.
RESULTADOS ALCANÇADOS: demonstrar com exemplos de ações
implementadas a partir dos resultados das avaliações.
O CPA Canvas pode ser utilizado para a demonstração do
processo institucional ou apenas para o curso. No segundo caso, deve ser
elaborado por membros da CPA em conjunto com a coordenação do curso, pois é
necessário que reflita ações específicas do curso.
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