PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL EM ORGANIZAÇÕES QUE INTEGRAM REDES DE VALOR
Introdução - Facilitação Gráfica - Max Ribeiro |
Mestrando: Maxiliano Ribeiro
Nessa dissertação investiga-se a possibilidade do uso de uma metodologia de criação de significados a partir da utilização da linguagem visual em organizações que integram redes de valor. Primeiramente, buscou-se identificar na literatura os processos que levam as organizações a criar e gerar significados às suas informações e analisar como a linguagem visual pode contribuir para a criação e geração de significados.
A partir desse entendimento é apresentada a facilitação gráfica, metodologia que concatena informações e mensagens visuais como forma para criar e gerar significados para as informações nas organizações.
A pesquisa, delineada como bibliográfica, documental e pesquisa-ação, foi aplicada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná, Departamento Regional – SENAI DR, em duas áreas funcionais: SENAI Educação Profissional e Empresas.
Universo de Pesquisa - Max Ribeiro |
Durante a realização da pesquisa-ação foi proposta a linguagem visual com o intuito de analisar a possibilidade de sua utilização como elemento para a criação e geração de significados com a utilização da facilitação gráfica, sendo essa aplicada em mapas de processos do SENAI DR, que originaram painéis gráficos referentes às atividades das áreas estudadas.
Como resultado observou-se que a utilização da linguagem visual, aliada à facilitação gráfica, pode auxiliar as organizações a criarem contextos interpretados e que de forma simples e direta possibilita a interpretação de informações. A partir desse ambiente interpretado, podem-se gerar novos entendimentos para as informações e, assim, criar novos contextos organizacionais.
A metodologia proposta, resultado final desta dissertação, para criar e gerar significados em organizações que integram redes de valor pode ser uma ferramenta facilitadora desse processo, sendo pautada por três etapas: interpretação, seleção e retenção. É colocada em prática pela facilitação gráfica e tem como base o processo de criação de significados em organizações alinhado às características e aos elementos da linguagem visual.
Visão geral da dissertação - Facilitação Gráfica - Max Ribeiro |
Proposta de uma metodologia de criação de significados - Facilitação Gráfica Max Ribeiro |
Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro |
Apresentação da dissertação de Mestrado com a Facilitação Gráfica - Max Ribeiro |
Parabéns pelo seu trabalho e pela forma como abordou este tema!
ResponderExcluirGostei muito!
Vou replicar sua dissertação entre os colegas do ICMBio que se interessam por Facilitação Gráfica.
Um abraço e sucesso!
Eridiane Lopes da Silva
Analista Ambiental
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
Obrigado Eridiane. Muito gentil de sua parte.
ExcluirAbraçxo, Max Ribeiro
Aceita dar aula na arquitetura? Que blog mais lindo, Max! Não imaginava, em uma formação tão dura quanto a administração, ter gente com tantas afinidades com os arquitetos! Parabéns pelo trabalho, estou muito bem impressionada! Andrezza Pimentel
ResponderExcluirObrigado Andrezza
Excluir