Investigação Apreciativa - Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
Trata-se de uma abordagem inovadora que desafia o modelo tradicional voltado para a resolução dos problemas e propõe o gerenciamento de mudanças através da busca do que há de melhor, do que “da vida” a um sistema quando ele esta em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos.
É uma abordagem para a mudança, busca o melhor das pessoas, suas organizações e no mundo ao redor delas. Catalisa as novas formas de pensar sobre metas, estratégias e resultados.
Reúne as reflexões do gruo, criando assim uma visão compartilhada com poder de mobilização social através da comunicação dos indivíduos, do diálogo e do relacionamento entre as pessoas. É um método que possibilita a construção coletiva de sonhos, e impulsiona para ações em busca de um ideal comum.
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
A Investigação Apreciativa foi desenvolvida pelo Dr. David L. Cooperrider, Professor da Universidade Case Western Reserve University (Case) em Cleveland, Ohio – EUA, onde é chefe do Departamento de Comportamento Organizacional, considerado o melhor do mundo em pesquisas publicadas no Financial Times em 2003 e 2004. Dr. David desenvolveu estudos para otimizar o potencial das pessoas, permitindo que, através da descoberta das experiências positivas, as mesmas criem seus sonhos para, em seguida, definir e implantar uma visão de futuro.
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
Esta metodologia busca obter resultados através de intervenções que são inclusivas, participativas e celebram as melhores contribuições das pessoas e das suas práticas. Sendo assim, Investigação Apreciativa é uma busca em colaboração para identificar e entender as fortalezas dos sistemas sociais, seu potencial, as melhores oportunidades e as esperanças de futuro das pessoas, para utilizar toda a força do sistema na construção de um futuro desejado por todos.
Esta metodologia consiste em quatro etapas, o chamado ciclo dos “4-Ds” que, em inglês, quer dizer:
Discovery (descoberta),
Dream (sonho),
Design (planejamento);
Destiny (destino).
A metodologia funciona pautada pelo seu ciclo, no centro esta o tópico afirmativo que norteará a sua aplicação.
Investigação Apreciativa, Ciclo 4Ds - Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
Descoberta: Na fase da descoberta, a metodologia da Investigação ajuda a Organização a refletir sobre seus momentos de glória, de total sucesso e eficácia organizacional. É nesta fase que o sistema descobre todas as forças que possui e torna-se preparado para criar uma visão de futuro desafiadora e estimulante para todos.
Sonho: É nesta fase que a Organização cria uma visão de futuro compartilhado. Com todas as emoções positivas, experiências e conhecimentos presentes, as pessoas se sentem preparadas e confiantes para construírem juntas o seu futuro.
Planejamento: Nesta fase os participantes / parceiros sistematizam a visão compartilhada através da construção de planos de ação. Trata-se da transformação dos sonhos em projetos concretos de trabalho.
Destino: Nesta fase o grupo reflete sobre a melhor estrutura organizacional para o alcance da visão. A pergunta central desta fase é: como devemos organizar os nossos trabalhos para que a trajetória em direção à visão seja bem sucedida?
Princípios da Investigação Apreciativa
- Princípio Construcionista: “ As palavras criam mundos”
- Princípios da Simultaneidade: “ O questionamento gera mudanças”
- Princípio Poético: “Nós escolhemos aquilo que estudamos, somos um livro aberto.”
- Principio Antecipatório: “A imagem inspira a ação”
- Princípio Positivo: “ Perguntas positivas levam a mudanças positivas”
Princípios do Diálogo Apreciativo
- O diálogo apreciativo é um caminho para a oportunidade e esperança.
- Ter a consciência de que cada momento da nossa vida nos oferece infinitas oportunidades, das quais, a maioria, não identificamos;
- Escutar sua intuição quando você estiver diante da história de outra pessoa;
- Permitir que o outro vivencie momentos de aprendizagem;
- Reconhecer o sucesso no outro;
- Criar um ambiente que promova a valorização das pessoas;
- Suspender julgamentos e permitir que a valorização do outro, através de uma escuta apreciativa, permeie as histórias das pessoas;
- Reconhecer que a contribuição de cada pessoa é importante para a construção de um futuro bem sucedido
- O diálogo apreciativo serve de guia para orientar as pessoas, seus valores e pensamentos sobre a importância da valorização das diferenças;
- Compartilhar exemplos de ações que foram bem sucedidas
- Orgulho, esperança e alegria:
- Destacar os momentos quando as pessoas se sentiram orgulhosas da sua contribuição no mundo, todos os aspectos que foram valorizados e reconhecidos no passado;
- Libertar a capacidade pessoal e do outro de sonhar.
Sou fã da investigação apreciativa e costumo usá-la quando conduzo trabalhos em grupo. Com a facilitação gráfica fica ainda mais fácil de entender e envolver. Parabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirObrigado, entre em contato para conversarmos a respeito. Abraços, Max Ribeiro.
ExcluirParabéns pela didática e clareza. Peco licença para usar seus desenhos em um trabalho que farei
ResponderExcluirAntecipadamente agradeço
regina drumond
Cara Regina, obrigado pelas gentis palavras.
ExcluirAbrx
Estava navegando por blogs com esse tema e esse foi o melhor, vou indicar para os alunos de gestão ágil de projetos, conteúdo irá nos ajudar muito
ResponderExcluirOlá Lorena. Obrigado, fico a sua disposição. abrx, Max
ExcluirBoa noite Max. Acabei de vivenciar em minha especialização um módulo sobre investigação apreciativa. Encontrei o seu texto em minhas buscas, muito claro e didático. Te deixo um abraço. Os desenhos são seus? são muito bons.
ResponderExcluirOlá Michel. Agradeço a gentileza em comentar este paper. Os desenhos são de minha autoria. Fico a disposição, abrx, Max
ExcluirGosto muito dos seus desenhos, Max. E sou apaixonada pela IA. Abraços,
ResponderExcluirObrigado Nina Castro. Fico à disposição, abrx
ResponderExcluir