OLHAR, VER, IMAGINAR e MOSTRAR
Facilitação Gráfica Max Ribeiro |
OLHAR: esse é o processo semipassivo de assimilar as informações visuais que nos rodeiam. Olhar significa coletar informações e fazer uma primeira avaliação rudimentar do que se vê, para saber como reagir. Olhar envolve examinar o ambiente, a fim de criar um quadro abrangente que forneça uma ideia da situação como um todo e, ao mesmo tempo, ajuda a fazer uma primeira avaliação do que esta diante dos olhos.
Olhar = coletar e filtrar
Perguntas que ajudam a olhar:
- o que esta ali? há muitas coisas? o que não esta ali?
- até onde consigo enxergar? quais são as margens e os limites da visão nesse caso?
- o que se consegue reconhecer imediatamente e o que deixa confuso?
- as coisas que se vê são as que se esperava ver? é possível assimilá-las rapidamente ou se faz necessário mais tempo para compreender o que se esta vendo?
Atividades que dizem respeito a olhar:
- analisar o cenário como um todo; criar um quadro amplo; observar o que existe no cenário;
- descobrir as margens e determinar qual lado é para cima; estabelecer os limites da visão e as principais coordenadas dos dados que sem tem em frente;
- filtrar os ruídos e separar o joio do trigo.
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VER: esse é o lado inverso da moeda das informações visuais, e é nesse lado que os olhos se tornam conscientemente mais ativos, enquanto se olhava e analisava o cenário como um todo e se coletava as informações iniciais. Agora, ao percorrer a etapa enxergar, o próximo passo é selecionar as informações que merecem uma inspeção mais detalhada. Esta é baseada no reconhecimento de padrões - às vezes é realizada conscientemente, mas muitas vezes não.
Ver = selecionar e agrupar
Perguntas que ajudam a ver:
- é possível entender o que se vê? isso já foi visto antes?
- estão surgindo alguns padrões? existe algo que se destaque?
- o que é possível extrair do que se vê? que padrões, prioridades e interações poderão ajudar a dar sentido a essa cena, para que seja possível tomar decisões a respeito?
- já foram coletadas informações visuais suficientes para dar sentido ao que se vê ou aprofundar a observação?
Atividades que dizem respeito a ver:
- faça uma filtragem com base no grau: selecione cuidadosamente as informações visuais que merecem análise mais demorada e descarte as outras. Em outro momento, faça uma segunda verificação;
- classifique as informações e faça distinções: separe o trigo em diferentes categorias de acordo com o tipo;
- observe os padrões e agrupe-os criativamente; identifique pontos visuais comuns às informações e pontos visuais mais dispersos entre categorias.
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IMAGINAR: é o que ocorre após as etapas relativas à coleta e seleção das informações, e essa é a hora de iniciar a manipular tais informações. Pode-se definir o que é imaginar de duas formas: pode ser o ato de enxergar com os olhos fechados ou o ato de enxergar o que não está visível.
Imaginar = enxergar o que não está visível
Perguntas relativas à etapa imaginar:
- onde já foi visto isso antes? é possível fazer alguma analogia com coisas que já foram vistas no passado?
- existem formas melhores de configurar padrões que se vê? é possível agrupá-las para que façam mais sentido?
- é possível manipular os padrões para que algo que esta invisível apareça?
- existe uma estrutura oculta conectando tudo o que se vê? é possível utilizar essa estrutura como repositório de outras coisa que não é possível enxergar?
Atividades que dizem respeito ao ato de imaginar:
- feche os olhos para enxergar melhor: com todas as informações visuais frescas na memória, feche os olhos e veja as novas conexões que surgem;
- descubra analogias, pergunte: onde já vi isso antes? então, imagine como soluções análogas poderiam funcionar nessa nova situação;
- manipule os padrões: coloque os desenhos de cabeça para baixo, vire-os da direita para esquerda, altere as coordenadas, virando-os do avesso. veja se algo novo aparece;
- altere o óbvio: dê um impulso às suas ideias visuais descobrindo várias maneiras de mostrar a mesma coisa.
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MOSTRAR: uma vez encontrado os padrões, atribui-lhes um sentido e encontrar uma forma de manipulá-los para descobrir algo novo, é preciso mostrá-los aos outros. Assim, se faz necessário resumir tudo o que se vê, encontrar a melhor estrutura para representar visualmente as ideias, colocar as coisas claramente no papel, realçar o que se imagina e, a seguir, responder às perguntas da platéia.
Mostrar = tornar tudo mais claro
Perguntas que dizem respeito ao ato de mostrar:
- de tudo que foi imaginado, quais são os desenhos mais importantes que surgiram, tanto para você mesmo como para sua platéia?
- qual será a melhor forma de transmitir visualmente a ideia imaginada? qual seria a estrutura visual mais adequada para compartilhar o que se imagina?
- ao rever o que foi visto no início, o que se esta mostrando agora continua a fazer sentido?
- Se pergunte: isso é o que vi? a seguir, pergunte aos participantes: faz sentido para vocês? vocês estão vendo as mesmas coisas ou algo diferente?
Atividades que dizem respeito a mostrar:
- esclareça suas ideias mais interessantes: atribua prioridades a todas as suas ideias visuais para que as mais relevantes venham em primeiro lugar;
- para arrematar, escolha a estrutura visual apropriada e coloque suas ideias no papel ou na lousa;
- cubra todos os porquês: assegure que quem/o que, quando, onde e quando fiquem sempre visíveis; deixe que o como e o porquê representem o clímax visual.
Fonte: ROAM, Dan. Desenhando negócios: como desenvolver ideias com o pensamento visual e vencer nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
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