ACIMA DE TUDO SEJA MUITO FELIZ!!!
A metodologia é um estilo de facilitação de grupo que usa visualização e a escuta do modo que usamos a linguagem de apresentações. Seu fundamento é a prática de ter alguém publicamente e visualmente registrando o que é expresso pelo grupo. A metodologia usa imaginação e metáforas como forma de extrair e retratar reflexões sobre os padrões organizacionais e processos de grupo, ajudando as pessoas literalmente a ver o que eles significam, por meio do uso criativo da linguagem visual.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
FELIZ ANO NOVO
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sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL
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sábado, 27 de novembro de 2010
Objetivos do EPC 2008 - EPC - Encontro de Planejamento Compartilhado - Sistema FIEP
Objetivos do EPC 2008 - EPC - Encontro de Planejamento Compartilhado - Sistema FIEP
Rodrigo Rocha Loures - Presidente da FIEP |
Estimular a imaginação coletiva, a criatividade e promover o diálogo e a participação das pessoas, visando ter subsídios para "Educar e Inovar com o Foco do Cliente" e assim construir projetos e consequentemente ações para cumprir com o nosso papel para com a da indústria paranaense e perante toda a sociedade.
Celebrar e apresentar os resultados obtidos a partir do EPC 2004;
Identificar oportunidades e construir ações para "Educar e Inovar com o Foco do Cliente" no Sistema FIEP;
Construir novas propostas de projetos com todos os funcionários;
Disseminar o "ser apreciativo";
Estimular a imaginação coletiva e a criatividade ao mesmo tempo em que facilita descobrir, potencializar as competências e habilidades pessoais e coletivas;
Compartilhar o melhor de cada um, suas experiências e sua essência;
Sonhar e criar juntos a visão do futuro para o Sistema FIEP;
Conhecer e alinhar os sonhos de cada um no planejamento do sistema.
Identificar oportunidades e construir ações para "Educar e Inovar com o Foco do Cliente" no Sistema FIEP;
Construir novas propostas de projetos com todos os funcionários;
Disseminar o "ser apreciativo";
Estimular a imaginação coletiva e a criatividade ao mesmo tempo em que facilita descobrir, potencializar as competências e habilidades pessoais e coletivas;
Compartilhar o melhor de cada um, suas experiências e sua essência;
Sonhar e criar juntos a visão do futuro para o Sistema FIEP;
Conhecer e alinhar os sonhos de cada um no planejamento do sistema.
"Ferramentas de trabalho" |
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
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sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Metodologia de Facilitação Gráfica - EPC - Encontro de Planejamento Compartilhado - Sistema FIEP
Metodologia de Facilitação Gráfica - EPC - Encontro de Planejamento Compartilhado - Sistema FIEP
O Encontro de Planejamento Compartilhado é um projeto do Sistema FIEP, uma iniciativa do Presidente Rodrigo Rocha Loures, e sua Diretoria. Visa à transformação da cultura organizacional do Sistema FIEP em uma cultura dinâmica, participativa e apreciativa, sustentada no diálogo, no desenvolvimento e no compartilhamento de conhecimento e informações.
Para que os objetivos dos Encontros de Planejamento Compartilhado do Sistema FIEP fossem alcançados foram utilizadas metodologias inovadoras como: Facilitação Gráfica, Investigação Apreciativa e World Café.
O Encontro de Planejamento Compartilhado é um projeto do Sistema FIEP, uma iniciativa do Presidente Rodrigo Rocha Loures, e sua Diretoria. Visa à transformação da cultura organizacional do Sistema FIEP em uma cultura dinâmica, participativa e apreciativa, sustentada no diálogo, no desenvolvimento e no compartilhamento de conhecimento e informações.
Para que os objetivos dos Encontros de Planejamento Compartilhado do Sistema FIEP fossem alcançados foram utilizadas metodologias inovadoras como: Facilitação Gráfica, Investigação Apreciativa e World Café.
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
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quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Investigação Apreciativa
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro |
É uma metodologia que trata-se de uma abordagem inovadora que desafia o modelo tradicional voltado para a resolução dos problemas e propõe o gerenciamento de mudanças através da busca do que há de melhor, do que “da vida” a um sistema quando ele esta em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos. Saiba mais
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domingo, 24 de outubro de 2010
A comunicação como elemento estratégico em Redes Sociais
Maxiliano Ribeiro – Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãoshort paper apresentado à Disciplina Perspectivas em Ciência da Informação – PPCGI/SA/UFPR
A comunicação tem um fluxo contínuo dentro das redes sociais, elas circulam nas mais distintas redes, sendo de empresas, de pessoas ou em redes de computadores os quais estão posicionados como um importante aporte tecnológico que auxiliam na propagação das redes. A esfera interativa das redes sociais permite a comunicação no formato bilateral, proporciona a troca de dados e de informações entre pessoas e organizações, tem como um de seus principais alicerces a utilização da internet, na qual são facilmente encontrados diversos condutos de interatividade que facilitam a sua organização. Ferramentas disponíveis na rede mundial de computadores, como sites interativos, blogs, fóruns e listas de discussão, Twitter, Facebook e Myspace, são apenas alguns exemplos de modais de redes sociais disponíveis, que podem ser exploradas estrategicamente pelas organizações em suas comunicações.
As redes sociais cada vez mais se tornam solução estratégica importante para
as organizações. Sua utilização integra e coordena as várias partes envolvidas nos
seus negócios e proporciona uma dimensão de comunicação abrangente e
contundente, em resposta ao cenário competitivo no qual as organizações estão
inseridas. A união entre diferentes membros e segmentos sob a forma de redes
sociais, tendo um conjunto de valores e objetivos integrados, possibilita uma maior
interatividade, extensa comunicação entre seus participantes e a ampliação da postura
estratégica das organizações, portanto o presente ensaio busca refletir sobre a
comunicação enquanto elemento estratégico de organizações em redes sociais.
A crescente ampliação de mercados e competitividade, oriundos da
globalização, impelem as organizações a lançarem mão de diferentes
posicionamentos e adotar diversas estratégias e, diante disso, as redes sociais podem
auxiliá-las a alcançarem seus clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo
concorrentes, em diversos ambientes ou contextos de interatividade. Aliado a este
cenário o ambiente da comunicação corporativa vem sofrendo transformações ao
longo dos anos, passando de uma esfera unilateral para um novo contexto de
interatividade entre todos os envolvidos nos processos organizacionais. Conduzir um
fluxo de distribuição de comunicação, estrategicamente planejada, pode favorecer as
diversas relações organizacionais e por meio de um planejamento voltado para
estratégias de comunicação, apoiados pelo uso de ferramentas da internet, podem
fortalecer, potencializar e promover a divulgação da organização dentro de suas redes
sociais.
A comunicação tem um fluxo contínuo dentro das redes sociais, elas circulam
nas mais distintas redes, sendo de empresas, de pessoas ou em redes de
computadores os quais estão posicionados como um importante aporte tecnológico
que auxiliam na propagação das redes. A esfera interativa das redes sociais permite a
comunicação no formato bilateral, proporciona a troca de dados e de informações
entre pessoas e organizações, tem como um de seus principais alicerces a utilização
da internet, na qual são facilmente encontrados diversos condutos de interatividade
que facilitam a sua organização. Ferramentas disponíveis na rede mundial de
computadores, como sites interativos, blogs, fóruns e listas de discussão, Twitter,
Facebook e Myspace, são apenas alguns exemplos de modais de redes sociais
disponíveis, que podem ser exploradas estrategicamente pelas organizações em suas
comunicações.
Entretanto alguns questionamentos devem ser abordados frente a este modelo
estratégico de comunicação. As redes sociais são realmente um diferencial para
comunicação estratégica? As ferramentas disponíveis na internet, como anteriormente
citado, são confiáveis e tem o alcance desejado? A comunicação em redes sociais é
eficaz e traz retorno para quem estabelece este modal estratégico? As redes sociais
atendem a parâmetros de qualidade? A comunicação chega ao seu destinatário final
conforme foi planejada e disponibilizada pelo emissor?
Estas questões são provocativas e não refletem o leque de dúvidas abrangente
que paira sobre o tema, revelam incertezas frente ao que foi discorrido anteriormente
evidenciando a necessidade de se ampliar as pesquisas na área de comunicação
enquanto elemento estratégico em redes sociais.
Considerando os pontos apresentados, acredito que a comunicação pode sim
ser um elemento estratégico para organizações dispostas em redes sociais, desde que
nestas sejam aferidos padrões que possibilitem um efetivo acompanhamento de seus
resultados. Outro ponto importante se refere à interatividade, sendo esta evolucionária
para a comunicação em redes sociais. Desta forma os emissores de mensagens
devem perceber que seus receptores, neste novo contexto, são também emissores de
mensagens e este pode ser um ponto estratégico de comunicação para organizações
em redes, onde o receptor de mensagens pode contribuir voluntária ou
involuntariamente na comunicação ou divulgação de uma organização. No entanto a
consolidação deste tema esta vinculada a maiores estudos, conforme mencionado
anteriormente, que apontem indicadores ou resultados que possam ser considerados
expressivos e balizadores para a tomada de decisão para estabelecer e utilizar
estratégias de comunicação em redes sociais.
As redes sociais cada vez mais se tornam solução estratégica importante para as organizações. Sua utilização integra e coordena as várias partes envolvidas nos seus negócios e proporciona uma dimensão de comunicação abrangente e contundente, em resposta ao cenário competitivo no qual as organizações estão inseridas. A união entre diferentes membros e segmentos sob a forma de redes sociais, tendo um conjunto de valores e objetivos integrados, possibilita uma maior interatividade, extensa comunicação entre seus participantes e a ampliação da postura estratégica das organizações, portanto o presente ensaio busca refletir sobre a comunicação enquanto elemento estratégico de organizações em redes sociais.
A crescente ampliação de mercados e competitividade, oriundos da globalização, impelem as organizações a lançarem mão de diferentes posicionamentos e adotar diversas estratégias e, diante disso, as redes sociais podem auxiliá-las a alcançarem seus clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo concorrentes, em diversos ambientes ou contextos de interatividade. Aliado a este cenário o ambiente da comunicação corporativa vem sofrendo transformações ao longo dos anos, passando de uma esfera unilateral para um novo contexto de interatividade entre todos os envolvidos nos processos organizacionais. Conduzir um fluxo de distribuição de comunicação, estrategicamente planejada, pode favorecer as diversas relações organizacionais e por meio de um planejamento voltado para estratégias de comunicação, apoiados pelo uso de ferramentas da internet, podem fortalecer, potencializar e promover a divulgação da organização dentro de suas redes sociais.
A comunicação tem um fluxo contínuo dentro das redes sociais, elas circulam nas mais distintas redes, sendo de empresas, de pessoas ou em redes de computadores os quais estão posicionados como um importante aporte tecnológico que auxiliam na propagação das redes. A esfera interativa das redes sociais permite a comunicação no formato bilateral, proporciona a troca de dados e de informações entre pessoas e organizações, tem como um de seus principais alicerces a utilização da internet, na qual são facilmente encontrados diversos condutos de interatividade que facilitam a sua organização. Ferramentas disponíveis na rede mundial de computadores, como sites interativos, blogs, fóruns e listas de discussão, Twitter, Facebook e Myspace, são apenas alguns exemplos de modais de redes sociais disponíveis, que podem ser exploradas estrategicamente pelas organizações em suas comunicações.
Entretanto alguns questionamentos devem ser abordados frente a este modelo estratégico de comunicação. As redes sociais são realmente um diferencial para comunicação estratégica? As ferramentas disponíveis na internet, como anteriormente citado, são confiáveis e tem o alcance desejado? A comunicação em redes sociais é eficaz e traz retorno para quem estabelece este modal estratégico? As redes sociais atendem a parâmetros de qualidade? A comunicação chega ao seu destinatário final conforme foi planejada e disponibilizada pelo emissor? Estas questões são provocativas e não refletem o leque de dúvidas abrangente que paira sobre o tema, revelam incertezas frente ao que foi discorrido anteriormente evidenciando a necessidade de se ampliar as pesquisas na área de comunicação enquanto elemento estratégico em redes sociais.
Considerando os pontos apresentados, acredito que a comunicação pode sim ser um elemento estratégico para organizações dispostas em redes sociais, desde que nestas sejam aferidos padrões que possibilitem um efetivo acompanhamento de seus resultados. Outro ponto importante se refere à interatividade, sendo esta evolucionária para a comunicação em redes sociais. Desta forma os emissores de mensagens devem perceber que seus receptores, neste novo contexto, são também emissores de mensagens e este pode ser um ponto estratégico de comunicação para organizações em redes, onde o receptor de mensagens pode contribuir voluntária ou involuntariamente na comunicação ou divulgação de uma organização. No entanto a consolidação deste tema esta vinculada a maiores estudos, conforme mencionado anteriormente, que apontem indicadores ou resultados que possam ser considerados expressivos e balizadores para a tomada de decisão para estabelecer e utilizar estratégias de comunicação em redes sociais.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Portal ODM é apresentado como exemplo brasileiro na conferência ODM+10
Movimento Nós Podemos e outras práticas foram levados a NY pelo SESI-PR
08.10.2010 | Sistema FIEP/ Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade
Facilitação Gráfica apresentada durante a Conferência da ONU em Nova York - Setembro de 2010 - Max Ribeiro |
Facilitação Gráfica: Max Ribeiro
O Portal ODM também foi apresentado na Conferência da ONU (ODM+10), em Nova Iorque, no último mês de setembro. A experiência brasileira de disseminação de indicadores para o desenvolvimento foi levada pelo diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares, durante mesa-redonda realizada dia 22.
Além do Portal ODM, Fares falou do trabalho realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos), pelo Nós Podemos Paraná e pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), todos suportados pelo SESI-PR. O encontro foi conduzido pelas agências UNICEF e UNESCO e discutiu o acesso à educação por meio de tecnologias de informação e comunicação inovadora.
O Portal ODM é um ambiente na internet de disseminação de informações antes indisponíveis à população. Foi construído pelo Orbis, em parceria com organizações públicas e privadas. O sistema de informações DevInfo, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi adaptado para uso brasileiro a partir da base de dados do Observatório, situado em Curitiba (PR). O Portal ODM fornece acesso rápido e fácil a informações que podem contribuir para o desenvolvimento de localidades, a construção de políticas públicas e projetos sociais.
Fonte: http://www.portalodm.com.br/portal-odm-e-exemplo-brasileiro-na-conferencia-odm-10-da-onu--n--436.html
Fonte: http://www.portalodm.com.br/portal-odm-e-exemplo-brasileiro-na-conferencia-odm-10-da-onu--n--436.html
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