terça-feira, 10 de janeiro de 2023

MODELAGEM DE NEGÓCIOS COM FACILITAÇÃO GRÁFICA

 MODELAGEM DE NEGÓCIOS COM FACILITAÇÃO GRÁFICA


Facilitação Gráfica Max Ribeiro

Facilitação Gráfica Max Ribeiro

Facilitação Gráfica Max Ribeiro


O Business Model Canvas tem sido responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a construir seus novos negócios. O grande responsável por tudo isso chama-se Alexander Osterwalder, o criador do quadro.

CANVAS = QUADRO

O quadro é uma ferramenta para descrever, visualizar, avaliar e alterar um modelo de negócios:

  • Ao olhar para o Quadro, é possível compreender rapidamente sobre que tipo de negócio se trata;
  • É possível ter compreensão do todo baseado em uma análise dos blocos e da interação entre eles;
  • O formato estimula a cocriação e o envolvimento de várias pessoas, ligadas ou não ao negócio, a fim de apoiar, ajudar, colaborar na construção e análise do modelo;
  • Ele também é uma ferramenta para evidenciar e planejar a validação das hipóteses que sustentam a viabilidade do negócio.
Fonte: SEBRAE RS

Para mais informações acesse: SEBRAE RS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

OC +I BRASIL: OBSERVATÓRIO DAS CIDADES MAIS INTELIGENTES BRASIL

 

OC +I BRASIL: OBSERVATÓRIO DAS CIDADES MAIS INTELIGENTES BRASIL


Facilitação Gráfica Max Ribeiro


O Observatório das Cidades Mais Inteligentes Brasil - OC +I BRasil será lançado para os agentes da inovação: empresários, comunidade acadêmica, OSCs, gestores públicos e cidadãos, através de evento online no Circuito Urbano 2022 da ONU Habitat para integração de pautas, fornecendo dados e subsídios para a montagem de plano de trabalho e plano de ação para o desenvolvimento de projetos de impacto. Projetos capazes de acelerar a economia local e regional, urbana e rural. O objetivo é prospectar demandas e investimentos de forma a fortalecer o empreendedorismo e a proteção do patrimônio cultural e ambiental. Além disso, o webinário apresentará materialidade e práticas validadas pela experiência de notáveis stakeholders que apresentarão temas com soluções que se relacionam aos ODS, principalmente com o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, importante norteador para realização de ações concretas para acelerar o cumprimento da Agenda 2030.


Painelistas

    Marlene Pintinha - Sustentabilista Smart Me

    Mestre em Desenvolvimento Sustentável e QV (UNIFAE), graduada em Administração, Consultora em ESG com ênfase em Responsabilidade Social ISO 26.000 (FGV) e em Cidades Inteligentes (ISC). Atualmente aluna do Smart and Sustainable Cities (Erasmus União Europeia e Escola de Negócios PUC-RS). É designer de projetos socioambientais de impacto (Yunus Institute). CEO do Instituto Arvorecer.

    Julia Caldas - Diretora Executiva (FUNDAMIG)

    RP CONRERP3 2813; MBA GP; PMD Pro PM4NGOs; PDD POS FDC; prof. ABRAPS; pós-graduanda em DH, RS e Cid. Global (PUCRS). Foi GP Conspiração Mineira pela Educação e é superintendente da FUNDAMIG. Membro das curadorias Fórum Internacional de VT e Sustentabilidade e ENATS; cofundadora NAVE, Comunica Causas e A Força das Mulheres no 3ºS; integrante COEP Minas, COEP Brasil e MM2032; GP Diagnóstico do 3ºS.

    Luiz Chaves - Sec. Mun. Agricultura e Pesca Ubatuba/SP

    Graduado em Gestão Ambiental e mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT. É Conselheiro da FIESP, Federação das Indústrias de São Paulo, no COSEMA: Conselho Superior de Meio Ambiente, reeleito a seis mandatos e Conselho Superior do Agronegócio. É presidente do PNBER - Polo Nacional de Biocombustíveis e Energias Renováveis. Atualmente é Secretário Municipal de Agricultura e Pesca de Ubatuba/SP.

    Luís Ramos - Diretor Comercial (Mítima Green Energy)

    Vice- Presidente do Condema, 24 anos de experiência na área de projetos de geração/comercialização de energia elétrica, com coordenação licenciamentos para projetos de energia limpa, está à frente da implantação da primeira usina no Brasil com geração de energia através do tratamento do lixo, com geração de crédito de carbono e produção de alimentos.

    Rafael Brito - Professor (UNIFAL/MG)

    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2004-2008), mestrado (2009-2011) e doutorado (2011-2014) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP Atualmente é Professor Adjunto junto ao Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas.

    Isabel Teixeira - Professora (IF Sul de Minas)

    Bióloga, formada pela FFCLPR-USP, com mestrado e doutorado em Entomologia (USP). Trabalha desde 2001 com educação, principalmente com a formação de professores de Ciência e Biologia, além de desenvolver trabalhos de pesquisa e extensão. Desde 2011, é professora do IFSULDEMINAS

    Rodrigo Starling - Fundador do Minas Voluntários

    Escritor e filósofo. Pós graduado em Gestão de Políticas Sociais (PUC Minas) e Mestre em Ciências Políticas (ULHT Lisboa). Autor de 13 livros, figura em coletâneas do Brasil e exterior. Em 2016, atuou como consultor (UNV) junto à Organização das Nações Unidas. Fundador do MINAS VOLUNTÁRIOS e Secretário de Parcerias, Voluntariado Transformador e Cidadania FUNDAMIG.


    Facilitação Gráfica

    Artista
    Max Ribeiro

    quinta-feira, 11 de novembro de 2021

    RODA DE CONVERSA | RECONHECENDO MEU TERRITÓRIO - O USO DE BIOMAPAS FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO

     

    RODA DE CONVERSA | RECONHECENDO MEU TERRITÓRIO - O USO DE BIOMAPAS FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO


    Facilitação Gráfica Max Ribeiro

    A capacidade de uma cidade e de seus habitantes de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se do impacto de choques e tensões determina o nível de resiliência urbana, porém essa capacidade é realmente entendível e gera frutos para ação quando o habitante conhece o território em que habita. A programação visa promover com o uso da metodologia de biomapas uma forma de avaliação, análise crítica e empoderamento dos jovens do território que estes vivem. Programação a ser desenvolvida em escola pública respeitando os protocolos de prevenção estabelecidos a COVID. Será apresentado a proposta a escola e uma turma escolhida, ressaltando que respeitando os protocolos de prevenção estabelecidos a COVID, irão desenvolver biomapas da localidade onde a escola está localizada identificando questões sociais, econômicas e ambientais e refletindo sobre questões de mapeamento, engajamento comunitário e resiliência possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica e propostas de soluções. O levantamento de informações e as soluções propostas serão apresentados a escola em auditório. A proposta está alinhada ao eixo Cidades Inclusivas e Justas com uma abordagem com grupo de estudantes, buscando fomentar a reflexão sobre seu papel como cidadão e empoderamento com o intuito de preservar os direitos das gerações atuais e futuras. Estão envolvidos na programação: 2 painelistas ( professor e profissional credenciado Sesc) e um moderador (analista Sesc). Ao vivo pelo meet ou zoom, os estudantes podem estar na escola e os painelistas em formato online (caso seja a preferência).

    Assista no Youtube: clique aqui


    Moderação


    Mauro Rezende - Analista de Projetos Sociais

    Analista de Projeto Sociais SESC RJ, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Geraldo de Biase , Pós graduado em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pelo SENAC, Pós Graduado em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Petrópolis.

    Painelistas


    Flavia Aline Souza Brasileiro - Monitora Credenciada Sesc RJ

    Formada em Licenciatura em Biologia - UBM, cursando pós graduação em Educação Ambiental FAVENI, Especializada em Paisagismo pelo Centro de Paisagismo Gustaf Winter em Holambra, Desenvolveu Projetos como Jardim Sensorial, Caminhos Paisagísticos no Projeto SESC Rio Meio Ambiente. Monitora de Oficinas Ambientais em escolas e comunidades.

    Bárbara Sant’Ana Bizarro - Graduada em Serviço Social pela UniFOA Pós graduada em Dependência Química pela USP

    Graduada em Serviço Social pela UniFOA Pós graduada em Dependência Química pela USP; 
    Analista de Projetos Sociais no Sesc Barra Mansa; 
    Gestora do projeto Sesc+ Juventudes desenvolvendo ação comunitária sobre Juventudes, Territorialidade e Grafite em comunidade no município periférico de Barra Mansa.

    quarta-feira, 21 de julho de 2021

    Práticas de Facilitação Gráfica

     Três itens são importantes para desenvolver os charts de Facilitação Gráfica:

    1. Estudar muito
    2. Desenhar até cair a mão (praticar)
    3. Utilizar da melhor forma possível os recursos disponíveis



    Estudo realizado em SIBBET (2013) Reuniões Visuais.

    Para saber mais: www.maxprojetos.com


    sábado, 5 de outubro de 2019

    Facilitação Gráfica

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    Facilitação Gráfica - Max Ribeiro
    Facilitação Gráfica

    A metodologia é um estilo de facilitação de grupo que usa a visualização e a escuta do modo como usamos a linguagem de apresentação. 

    Seu fundamento é a prática de ter alguém publicamente e visualmente  registrando o que é expresso pelo grupo.

    A facilitação gráfica usa a imaginação e metáforas como forma de extrair o retratar reflexões sobre padrões organizacionais e processos de grupos, ajudando as pessoas literalmente a ver o que eles significam, por meio do uso criativo da linguagem visual. 

    terça-feira, 30 de abril de 2019

    BAWB - GFAL - América Latina


    O BAWB-Global Forum America Latina (BAWB-GFAL) é uma iniciativa internacional cujo principal objetivo e repensar o papel da sociedade, das empresas, da academia e do poder público enquanto atores fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades em que se inserem. Para tanto, promove espaços de dialogo sobre estratégias sustentáveis em diferentes âmbitos, procura identificar ações inovadoras, que contribuam para a preservação da vida humana em nosso planeta.


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    BAWB-GFAL América Latina - Facilitação Gráfica Max Ribeiro



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    BAWB-GFAL América Latina - Facilitação Gráfica Max Ribeiro


    Para saber mais, clique aqui

    segunda-feira, 11 de março de 2019

    CPA CANVAS


    CPA CANVAS 


    Leide Albergoni – Procuradora Institucional da Universidade Positivo


    No processo de avaliação externa, as comissões possuem um tempo curtíssimo para examinar uma montanha de documentos e evidências que, fazendo as contas por baixo, ultrapassam as 1000 páginas. Embora os instrumentos de avaliação de 2017 deixem bem claro os elementos que devem ser apresentados para cada conceito dos indicadores, a terminologia utilizada em cada instituição para denominação dos documentos dificultam um pouco a identificação dos atributos aditivos.


    A partir da experiência em receber comissões e fazer avaliações, comecei a pensar em estratégias de facilitar a visualização dos elementos essenciais da avaliação para agilizar a compreensão das comissões e tornar a tarefa de verificação in loco menos árdua.


    Sendo assim, criei o CPA Canvas, inspirada na metodologia de Facilitação Gráfica do ambiente de negócios introduzida pelo Business Model Generation de Alexandre Ostewalder, com a metodologia Canvas.


    O objetivo é utilizar post-its com palavras-chave para apresentar, de uma forma mais visual, os principais elementos do projeto de autoavaliação institucional. O CPA Canvas não deve substituir o projeto completo da instituição, mas servir como resumo deste.

    Universidade Positivo, CPA, CPA Canvas
    CPA CANVAS

    Para baixar o arquivo em pdf, clique em: CPA CANVAS



    Veja um exemplo:
     

    Universidade Positivo, CPA, CPA Canvas
    CPA CANVAS



    Observem que os objetos de avaliação não estão, necessariamente, contidos em um único instrumento, ou ainda, em todos os instrumentos. Deve-se destacar os pontos essenciais de avaliação, mas sem se deter em cada questão do instrumento.


    Eu pensei na leitura de forma horizontal, da esquerda para a direita. A seguir apresento alguns elementos que devem compor cada bloco:


    COMPOSIÇÃO DA CPA: o objetivo é representar a forma como a CPA é estruturada. Por exemplo: 3 representantes discentes eleito pelos pares; 3 representantes docentes indicados pelas coordenações. Também é útil apontar a periodicidade de reuniões da comissão (reuniões mensais, semanais).


    OBJETOS DE AVALIAÇÃO: são aspectos a serem avaliados, que podem estar em vários instrumentos. Não se objetiva entrar no detalhe de cada questão dos instrumentos, apenas listar os principais itens do projeto.


    INSTRUMENTOS: listar os instrumentos de avaliação e sua periodicidade de aplicação. Também é possível associar aos objetos de avaliação, ou ainda, aos respondentes.


    RECURSOS E TECNOLOGIAS: nesta seção o objetivo é apresentar os sistemas e métodos de coleta e processamento dos dados, bem como divulgação dos resultados. Pode incluir softwares utilizados para a coleta, canais de comunicação dos resultados, entre outros.


    ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA: neste bloco o objetivo é sintetizar a forma como os resultados das avaliações externas são utilizados na melhoria institucional e de que forma estão articulados com os instrumentos de avaliação interna.


    ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO: apontar as estratégias que a instituição utiliza para convidar discentes, docentes e técnicos administrativos a participarem do processo de avaliação e estimular o engajamento crescente.


    DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS: sintetizar as estratégias que a instituição utiliza para divulgar os resultados a comunidade interna e externa e demonstrar as melhorias implementadas a partir das avaliações institucionais.


    AÇÕES DECORRENTES DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES: o objetivo é detalhar o processo de análise dos resultados e o planejamento de ações para melhoria institucional. Trata-se do método de trabalho.


    RESULTADOS ALCANÇADOS: demonstrar com exemplos de ações implementadas a partir dos resultados das avaliações.


    O CPA Canvas pode ser utilizado para a demonstração do processo institucional ou apenas para o curso. No segundo caso, deve ser elaborado por membros da CPA em conjunto com a coordenação do curso, pois é necessário que reflita ações específicas do curso.