sábado, 29 de outubro de 2011

Metodologias que estimulam o compartilhamento de conhecimentos: a experiência do Global Forum América Latina - GFAL





Autores: Isabela Drago, Karoline Aparecida Scroch Sato, Maxiliano Ribeiro, Helena de Fátima Nunes Silva


Artigo publicado em:  AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento.
Publicação periódica semestral do Curso de Gestão da Informação - Universidade Federal do Paraná.


 Na sociedade do conhecimento, a constante busca pela inovação e pelos resultados tem levado às organizações a se estruturarem como organismos de aprendizagem, como produtoras de conhecimento. No entanto, para que haja criação de conhecimento, o ambiente organizacional deve ser propício, ou seja, é necessário ter um espaço compartilhado, denominado de contexto capacitante ouba, em que as pessoas possam sentirem-se seguras e mobilizadas para compartilhar informações e conhecimentos com o grupo e com a organização.

Corroborando com esta premissa, de compartilhamento do conhecimento, o Global Forum América Latina – GFAL que, no Brasil, é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP utiliza duas metodologias, a Investigação Apreciativa e a Facilitação Gráfica, com a finalidade de estimular o diálogo entre os especialistas e o compartilhamento de conhecimento. Os diálogos são norteados pelos passos da Investigação Apreciativa (IA) e a Facilitação Gráfica na composição do registro gráfico do conhecimento compartilhado entre todos os participantes dos eventos.


A Investigação Apreciativa utilizada como metodologia contribui para a gestão de mudanças, adaptando-se aos valores, crenças e desafios de negócios. Com a aplicação dessa metodologia propõe-se a ruptura dos paradigmas tradicionais de planejamento em uma organização, pois trabalha com alterações radicais em práticas de mudanças gerenciais. Sua abordagem é inovadora, desafia o modelo habitual de gestão, voltado para a resolução dos problemas ou dificuldades. Propõe o gerenciamento de mudanças pela busca do que há de melhor, do que dá vida a um sistema quando ele está em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos.

A Facilitação Gráfica é utilizada no processo da Investigação Apreciativa e durante todo o encontro do GFAL, para registrar o conhecimento que está sendo compartilhado pelos participantes, ajudando a retratar sobre o que está sendo explicitado pelos grupos e para que as pessoas se vejam dentro do processo e o que podem, efetivamente, contribuir. Esta metodologia ajuda de maneira simples e clara no gerenciamento das informações e conhecimentos compartilhados durante o Global Forum América Latina, usando linguagem gráfica consistente em formato de desenhos por meio de documentos.

Max Ribeiro - Facilitação Gráfica - Global Forum América Latina

Você quer saber mais?

Artigo publicado em:  AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é uma publicação periódica semestral do Curso de Gestão da Informação - Universidade Federal do Paraná.

Mestrado Multidisciplinar em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR

2 comentários:

  1. Olá, Max! Apreciei muito o seu trabalho! Parabéns!
    Trabalho com treinamento, na Câmara dos Deputados, e utilizo muito o World Café e o Espaço Aberto. Estou engatinhando na Investigação Apreciativa. Gostaria muito de aprender mais sobre facilitação gráfica. Você poderia me indicar algum treinamento. Também gostaria de saber se você tem disponibilidade para participar de eventos em Brasília.
    Abraços,
    Corina Castro

    ResponderExcluir
  2. Nina, que bom que gostou do meu tb. fico muito contente. Entre em contato comigo pelo e-mail: maxribeiro2003@gmail.com. para conversarmos a respeito da sua solicitação.
    Abraços, Max Ribeiro

    ResponderExcluir