Aula de Gestão de Projetos, com o tema Ciclo de Vida do Projeto. Ministrada para a turma de Gestão de Projetos do 5º Período de Administração da Universidade Positivo. 2º Semestre/2013.
A metodologia é um estilo de facilitação de grupo que usa visualização e a escuta do modo que usamos a linguagem de apresentações. Seu fundamento é a prática de ter alguém publicamente e visualmente registrando o que é expresso pelo grupo. A metodologia usa imaginação e metáforas como forma de extrair e retratar reflexões sobre os padrões organizacionais e processos de grupo, ajudando as pessoas literalmente a ver o que eles significam, por meio do uso criativo da linguagem visual.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Facilitação Gráfica em sala de aula
Ambiente Organizacional de Projetos
Facilitação Gráfica Max Ribeiro |
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Aula: Ambiente Organizacional de Projetos, ministrada na Universidade Positivo, para as turmas de Metodologia de Projetos - Outubro de 2013.
Obs. CAI NA PROVA!
domingo, 13 de outubro de 2013
MOSTRAR - Processo do pensamento visual
Muitas pessoas sentem-se inseguras a respeito de sua capacidade de resolver problemas valendo-se de desenhos porque não confiam em sua capacidade de desenhar. Essa tendência a relacionar o pensamento visual à criação de desenhos elaborados e refinados esta absolutamente equivocada. Ela aborda o processo do pensamento visual de trás para frente, limitando a poderosa capacidade de resolver problemas antes que se tenha a chance de colocar este processo em prática.
Isso ocorre porque mostrar - a etapa mais parecida a uma lição sobre como desenhar - deve ocorrer no final do processo de pensar visualmente, não no início. Na verdade as pessoas que tentam iniciar o processo mostrando o que acontece, em 90% dos casos ficam tão preocupadas com sua capacidade de desenhar, programas de computador e refinamento visual que se esquecem do valor desta etapa.
Mostrar não é apenas uma chance de arrematar ideias para que se possa compartilhá-las com outras pessoas, é também a etapa na qual invariavelmente se faz os maiores avanços. Mas isso somente ocorrerá se já tiver passado pela outras etapas do pensamento visual: OLHAR, VER, IMAGINAR, para então, MOSTRAR.
"Mostrar é o ponto para qual tudo converge. Olhamos, vemos, imaginamos, descobrimos padrões, conferimos a esses padrões um sentido e encontramos formas de manipulá-los visualmente, transformando-os em uma foto jamais vista antes. Mostrar é a forma como compartilhamos essa foto com os outros, tanto para informá-los como para persuadi-los - e também para confirmar se os outros estão vendo as mesmas coisas."
Fonte: Dan Roan. Desenhando negócios.
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sábado, 3 de agosto de 2013
PROCESSO DO PENSAMENTO VISUAL
OLHAR, VER, IMAGINAR e MOSTRAR
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OLHAR: esse é o processo semipassivo de assimilar as informações visuais que nos rodeiam. Olhar significa coletar informações e fazer uma primeira avaliação rudimentar do que se vê, para saber como reagir. Olhar envolve examinar o ambiente, a fim de criar um quadro abrangente que forneça uma ideia da situação como um todo e, ao mesmo tempo, ajuda a fazer uma primeira avaliação do que esta diante dos olhos.
Olhar = coletar e filtrar
Perguntas que ajudam a olhar:
- o que esta ali? há muitas coisas? o que não esta ali?
- até onde consigo enxergar? quais são as margens e os limites da visão nesse caso?
- o que se consegue reconhecer imediatamente e o que deixa confuso?
- as coisas que se vê são as que se esperava ver? é possível assimilá-las rapidamente ou se faz necessário mais tempo para compreender o que se esta vendo?
Atividades que dizem respeito a olhar:
- analisar o cenário como um todo; criar um quadro amplo; observar o que existe no cenário;
- descobrir as margens e determinar qual lado é para cima; estabelecer os limites da visão e as principais coordenadas dos dados que sem tem em frente;
- filtrar os ruídos e separar o joio do trigo.
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VER: esse é o lado inverso da moeda das informações visuais, e é nesse lado que os olhos se tornam conscientemente mais ativos, enquanto se olhava e analisava o cenário como um todo e se coletava as informações iniciais. Agora, ao percorrer a etapa enxergar, o próximo passo é selecionar as informações que merecem uma inspeção mais detalhada. Esta é baseada no reconhecimento de padrões - às vezes é realizada conscientemente, mas muitas vezes não.
Ver = selecionar e agrupar
Perguntas que ajudam a ver:
- é possível entender o que se vê? isso já foi visto antes?
- estão surgindo alguns padrões? existe algo que se destaque?
- o que é possível extrair do que se vê? que padrões, prioridades e interações poderão ajudar a dar sentido a essa cena, para que seja possível tomar decisões a respeito?
- já foram coletadas informações visuais suficientes para dar sentido ao que se vê ou aprofundar a observação?
Atividades que dizem respeito a ver:
- faça uma filtragem com base no grau: selecione cuidadosamente as informações visuais que merecem análise mais demorada e descarte as outras. Em outro momento, faça uma segunda verificação;
- classifique as informações e faça distinções: separe o trigo em diferentes categorias de acordo com o tipo;
- observe os padrões e agrupe-os criativamente; identifique pontos visuais comuns às informações e pontos visuais mais dispersos entre categorias.
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IMAGINAR: é o que ocorre após as etapas relativas à coleta e seleção das informações, e essa é a hora de iniciar a manipular tais informações. Pode-se definir o que é imaginar de duas formas: pode ser o ato de enxergar com os olhos fechados ou o ato de enxergar o que não está visível.
Imaginar = enxergar o que não está visível
Perguntas relativas à etapa imaginar:
- onde já foi visto isso antes? é possível fazer alguma analogia com coisas que já foram vistas no passado?
- existem formas melhores de configurar padrões que se vê? é possível agrupá-las para que façam mais sentido?
- é possível manipular os padrões para que algo que esta invisível apareça?
- existe uma estrutura oculta conectando tudo o que se vê? é possível utilizar essa estrutura como repositório de outras coisa que não é possível enxergar?
Atividades que dizem respeito ao ato de imaginar:
- feche os olhos para enxergar melhor: com todas as informações visuais frescas na memória, feche os olhos e veja as novas conexões que surgem;
- descubra analogias, pergunte: onde já vi isso antes? então, imagine como soluções análogas poderiam funcionar nessa nova situação;
- manipule os padrões: coloque os desenhos de cabeça para baixo, vire-os da direita para esquerda, altere as coordenadas, virando-os do avesso. veja se algo novo aparece;
- altere o óbvio: dê um impulso às suas ideias visuais descobrindo várias maneiras de mostrar a mesma coisa.
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MOSTRAR: uma vez encontrado os padrões, atribui-lhes um sentido e encontrar uma forma de manipulá-los para descobrir algo novo, é preciso mostrá-los aos outros. Assim, se faz necessário resumir tudo o que se vê, encontrar a melhor estrutura para representar visualmente as ideias, colocar as coisas claramente no papel, realçar o que se imagina e, a seguir, responder às perguntas da platéia.
Mostrar = tornar tudo mais claro
Perguntas que dizem respeito ao ato de mostrar:
- de tudo que foi imaginado, quais são os desenhos mais importantes que surgiram, tanto para você mesmo como para sua platéia?
- qual será a melhor forma de transmitir visualmente a ideia imaginada? qual seria a estrutura visual mais adequada para compartilhar o que se imagina?
- ao rever o que foi visto no início, o que se esta mostrando agora continua a fazer sentido?
- Se pergunte: isso é o que vi? a seguir, pergunte aos participantes: faz sentido para vocês? vocês estão vendo as mesmas coisas ou algo diferente?
Atividades que dizem respeito a mostrar:
- esclareça suas ideias mais interessantes: atribua prioridades a todas as suas ideias visuais para que as mais relevantes venham em primeiro lugar;
- para arrematar, escolha a estrutura visual apropriada e coloque suas ideias no papel ou na lousa;
- cubra todos os porquês: assegure que quem/o que, quando, onde e quando fiquem sempre visíveis; deixe que o como e o porquê representem o clímax visual.
Fonte: ROAM, Dan. Desenhando negócios: como desenvolver ideias com o pensamento visual e vencer nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
sábado, 29 de junho de 2013
Facilitação Gráfica
A Facilitação Gráfica é uma metodologia que usa a imaginação e metáforas como forma de extrair e retratar reflexões sobre os padrões organizacionais e processos de grupo, ajudando as pessoas literalmente a ver o que eles significam, por meio do uso criativo da linguagem visual.
sábado, 4 de maio de 2013
Linguagem Visual na Universidade Positivo - Facilitação Gráfica
A Linguagem Visual, segundo
Dondis (2007, p. 2) é um recurso de comunicação do ser
humano, o qual evoluiu desde a sua forma auditiva até a capacidade de ler e de escrever.
Ocupa uma posição única no aprendizado humano, funciona como meio para
produzir, armazenar e transmitir informações, sendo um veículo para intercâmbio
de ideias e meio para que a mente humana seja capaz de estabelecer conceitos.
Facilitação Gráfica Max Ribeiro |
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A linguagem visual é uma forma de comunicação constituída por imagens representadas por símbolos diversos. “É um conjunto de signos e símbolos usados para se comunicar visualmente com harmonia e senso de estética” (HALLAWELL, 2008, p. 27).
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Gestão de Projetos: Atributos de Projetos e Ciclo de Vida do Projeto.
Universidade Positivo - Escola de Negócios - Formação Básica. Aula ministrada para os cursos de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior e Economia, 03.05.2013.
Prof. Max Ribeiro - Facilitador Gráfico.
Referências
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,
2007.
HALLAWELL, Philip. A mão livre: a linguagem e as técnicas do desenho. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006.
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